Código de barras - O que você sabe sobre eles?!

by - novembro 17, 2015


Quem nunca se perguntou alguma coisa sobre essas barrinhas que atire a primeira pedra. Eu mesma, ficava intrigada em ver eles em todos os produtos que eu comprava. Por coincidência, aprendi sobre eles na aula de ciências aplicadas e resolvi resumir e compartilhar o que aprendi com  vocês.

O que é Código de Barras?
Na verdade, ele nada mais é que uma representação com barras (listras) verticais brancas e pretas de um código numérico.

Sua origem e objetivo
O Universal Product Code - UCP, ou melhor código de Barras, foi criado pela empresa americana UCC (Uniform Code Council) em 1973. Ele foi criado inicialmente para auxiliar os mercados, no aumento da velocidade do processo de verificação na saída de produtos. Com tamanha eficiência do código, a sua utilização foi extendida mundialmente.

Decodificação - Leitura
São utilizados Scanners de leitura ótica para ler esses códigos, através de um laser que emite um raio vermelho, percorrendo e decodificando a barra.

Entendendo as listras
As listras brancas e pretas têm diferentes espessuras e existe quatro tipos de listas brancas e pretas. As listras brancas finas são representadas pelo 0 e as listras pretas finas, pelo 1. Assim temos:

0 - listra branca fina
00- linha branca  média
000- listra branca grossa
0000- listra branca muito grossa

1 - listra preta fina
11- listra preta média 
111- lista preta grossa
1111- lista preta muito grossa

O código UCP é formado por 13  dígitos. Cada código é representado da seguinte maneira:
Duas barras pretas separadas por uma branca no início (lado esquerdo) e também no final (lado direito) são as mais compridas. Elas vão indicar o início e o final da leitura.

Lendo um código qualquer 
Esse código é do meu fichário e para vocês saberem como é fácil saber se o produto foi fabricado aqui no Brasil ou não.


Os três primeiros números, 789, representam o país em que o produto foi fabricado. Lembrando que cada país tem o seu próprio código.

Aqui estão alguns números de alguns países:
Brasil: 789/790

779 Argentina

800 Itália

840 Espanha 
850 Cuba
930/939 Austrália
300 França
385 Croácia
474 Estônia
529 Grécia
560 Portugal 
693 Gana


Os próximos  números, 4494, que pode variar, representam a empresa. O número é fornecido pelo EAN, organização internacional que faz o controle, para que não seja distribuído números iguais.
Os números, 440875, que também pode variar,  representam o produto em sí.

E por fim, o Dígito Verificador, que nada mais é o resultado feito pelo computador. É o seguinte, o computador quando lê todo o código, ele realiza operações de soma, subtração, multiplicação e divisão. Se a leitura estiver correta, o resultado do cálculo é igual ao último número, que é o Dígito Verificador, que nessa foto é representado pelo número 5.

E é por isso que quando o código está de 'danificado' o leitor não reconhece o código, ai cabe ao caixa digitar número por número. ;)


Pessoinhas, espero que tenham gostado do post. E que tenham aprendido um pouco sobre essas barrinhas. Claro que falta algumas coisas, mas o básico vocês já sabem hahahah, beijinhos!! <3

Pessoas do meu coração, eu adoro ler o que vocês querem ver aqui e/ou o que acharam do post. Por isso não deixem de comentar!!
 Me acompanhe no Facebook 💙 Instagram 💙 YouTube

You May Also Like

6 comments

  1. Oi Thaís! Juro que não sabia NADA sobre códigos de barra, eu sempre tive curiosidade de saber o que era esse monte de números, e agora que aprendi vou sempre observar kkkkk
    O difícil é decorar os países, né? Acho que a maioria dos produtos aqui do Brasil vão ter os numeroszinhos da China kkkk

    Beijos,
    Natália | www.blogcurvexrosa.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahahahahaha, interessante né menina.. Sabendo o do Brasil, já podemos ver o que tem aqui que realmente foi fabricado aqui heheh.
      Beijinhos e volte sempre :D

      Eliminar
  2. Olá! Realmente não sabia nada sobre código de barras, e não fazia ideia que tinhas isso tudo envolvido, para mim servia só para ver o preço das coisas haha
    De qualquer modo o post foi bem interessante :)
    Beijo!

    Laís | Laflorando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahahah achei bem legal esse assunto na sala de aula. E também achava a mesma coisa que você. Obrigaaaada e volte sempre, beeeijo!!

      Eliminar
  3. Post maravilhoso *-*
    Não sabia de nada disso e vou começar a reparar agora rsrs

    www.chaeamor.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muuuito obrigadaa Mila, eu também depois dessa aula comecei a ver de onde era as coisas, apesar de não conseguir gravar todos os códigos, já consigo saber o que é brasileiro e o que não é.
      Beeeijos :*

      Eliminar

Você também pode comentar em anônimo, muito obrigada pelo feedback e em breve irei te responder.

Se quiser saber qual foi a minha resposta é só clicar em "notificar me".
Beijos!! 💜