Fiz uma trilha em Poções da Ribeira - Itabaiana

by - novembro 13, 2020

“Preciso dar um tempo para relaxar
Uma boa trilha pra fortalecer
E ao sentir as ondas do lugar
Vou deixar rolar e acontecer”                        - Música Minha Mina de Armandinho


Estava no pique de fazer mais uma trilha e não hesitei ao ver o anúncio no Instagram, imediatamente enviei para todos os meus amigos que possivelmente também gostam e em menos de 3 dias estava eu lá, trilhando pela primeira vez em Sergipe. O destino foi Poções da Ribeira localizados em Itabaiana, cerca de 45km de Aracaju segundo o Google.

Confesso que não sabia o que me aguardava mas o resultado foi maravilhoso. Até chegar nos Poções foi uma trilha bem fácil e com vistas incríveis para dar uma pausa e admirar.



Ao chegar na cachoeira tem um amplo espaço para tomar Sol, comer, conversar ou até mesmo para tomar banho de rio. Ressalto que: lá o fundo e o raso se encontram em pouca distância e a quantidade de pedras é alta, inclusive com limo, então nada de ficar pulando das pedras sem antes conhecer onde é fundo tá?

No rio tem peixinhos e em outras partes a água é escura. Subindo para as pedras você pode explorar mais os lugares e lembrando de sempre secar os pés na pedra e tomar cuidado com plantas que tem espinhos e as pedras que são falsas (pisou: escorregou ou caiu). Essa parte considero um nível II principalmente pelo guia falar que até nas pedras que estávamos: “em época de chuva, isso tudo aqui fica cheio de água, inclusive essa pedra aqui.” O mais engraçado (ou não é que estava chuviscando).



Com a minha pouca experiência em trilhas eu diria que o nível para a gente sair de lá (já que resolvemos voltar pelo lado mais aventureiro) foi mil, mas como é exagerado dou facilmente um nível V e já poderia escalar o Mont Everest.
Escalar pedras, atravessar poções nadando, pular entre pedras, se agarrar em tronco (nadar sob pressão, chovendo e com água escura estava fora de cogitação para mim), escorregar e tantas outras coisas, foi tudo o que aconteceu nesse dia. Pedimos tanta aventura que o Universo encaminhou de mandar chuva também. Quer aventura mais completa que isso?



Em suma, quando achávamos que estava acabando: mais uma poção para atravessar. Pessoas como eu que não queria ir pelo rio, foi escalando pelas pedras até não dar mais (literalmente) e aí nadei atracada em um tronco e batendo o pé desesperadamente, mesmo sabendo que não tinha a possibilidade de me afogar pois tinham outras pessoas me acompanhado com o tronco (hoje eu dou risada quando lembro).



Chegando no topo: só fotos é claro. Superação precisa ser registrada e lá é lindo!!




Minhas recomendações para quem tem interesse em se aventurar nos Poções da Ribeira:

Vá com guia que saiba primeiros socorros (é o minimo né? Mas vai que...) Felizmente o meu guia sabia o/

Se não sabe nadar melhor nem ir. E se for nem pense em voltar pelas pedras. Volte pela trilha normal mesmo!!!

Levem muita comida (item essencial que não me atentei tanto)

Para quem gosta: tirem muitas fotos e grave vídeos.


A publicação chegou ao fim, espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre essa aventura (e não esquece de deixar um comentário, eu vou amar ler e responder). Valeu cada segundo que passei lá, foi uma experiência incrível. Aguardo a próxima!

Se você tem interesse em fazer a trilha, eu fiz com o Lucas do @itaaventuras e não esquece de me acompanhar no instagram também @baianestudio



You May Also Like

0 comments

Você também pode comentar em anônimo, muito obrigada pelo feedback e em breve irei te responder.

Se quiser saber qual foi a minha resposta é só clicar em "notificar me".
Beijos!! 💜